festa de fim de ano

Um dos pontos cruciais para o sucesso de uma festa de fim de ano corporativa é, sem dúvidas, o planejamento. Logo que entramos para o segundo semestre do ano, já é hora de começar os preparativos e encontrar o formato ideal para a comemoração da sua empresa. Fazendo isto com antecedência, suas chances de realizar uma festa inesquecível se multiplicam, e de quebra você ainda contribui com a redução considerável dos gastos da companhia.

Talvez você tenha que começar explicando para o seu diretor quais os benefícios que este investimento trará para a empresa. Já estamos cansados de ouvir sobre o momento desfavorável da economia. Por isso, você precisa estar preparado caso seja questionado sobre a viabilidade da festa de fim de ano. Isto porque festas internas, ao contrário dos eventos para clientes, podem representar despesa e não parecer rentáveis.

A verdade é que a festa de fim de ano pode ser rentável sim. Um estudo realizado por uma consultoria norte-americana de RH, Right Management, comprovou que a motivação pode aumentar em até 50% a produtividade dos funcionários. A pesquisa aconteceu em mais de 15 países, entre eles o Brasil, e contou com a participação de mais de 30 mil funcionários.

Então, como aproveitar a festa de fim de ano para motivar os funcionários? As pessoas não devem se sentir obrigadas a participar, elas devem desejar e criar expectativas para a festa. E este é mais um grande desafio dos organizadores deste tipo de evento. Precisamos entender a cultura da empresa para propor algo que seja inovador, diferenciado e ao mesmo tempo que agrade a todos.

Para aproveitar o investimento e garantir a motivação, é indispensável contar com profissionais capacitados para desenvolver e executar ideias criativas. Depois de criado o conceito original, que poderá ser um tema ligado à estratégia atual da empresa por exemplo, devemos começar uma campanha utilizando os principais meios de comunicação interna. A cada semana, enviamos uma nova informação da festa, que servirão como elementos surpresas para encantar os convidados. O segredo é aproveitar o investimento ao máximo para passar uma mensagem positiva antes, durante e depois do evento.

É extremamente importante saber o orçamento disponível, só assim será possível definir o formato ideal do evento. O local poderá ser em um salão, sítio, balada, restaurante, bar, ou no caso de um budget mais restrito, com bastante imaginação é possível decorar um espaço da própria empresa e surpreender os convidados. A ideia é trabalhar com carinho e criatividade para proporcionar um ambiente e atividades “fora da caixa”, onde os funcionários se sintam especiais e à vontade para comemorar as conquistas de um ano inteiro de trabalho e ganhar mais gás para iniciar outro ano repleto de novos desafios.

Precisa de ajuda e ideias para a festa de fim de ano?

Fale com a Kaeru!

Leave a Reply